quinta-feira, 7 de julho de 2011

Movimento de Litorâneo Está Alinhado com o FNCA na Luta pelo Apoio às Cooperativas Ambientais

Ede e Anderson (FNCA) e Marcelo (Cooperben)
Reunidos em 01/07/2011, no escritório do Fórum Nacional das Cooperativas Ambientais – FNCA em São Paulo, e o representante do movimento litorâneo, cooperativas que envolvem 8 das 9 cidades da Baixada Santista, Sr. Marcelo – diretor Presidente da Cooperben, cooperativa que atua no segmento Ambiental, cujo foco é a separação de resíduos sólidos, com redução de volumes e prensagem.

Na oportunidade o Diretor Presidente, Sr. Marcelo, apresentou dificuldades e oportunidades que podem ser trabalhadas pelas cooperativas ambientais, dentre elas, a produção de produtos como: fitilhos (cordas de plástico para fechamento de embalagens, etc), varal e camisetas, além dos tradicionais, vassouras e escovas.

O potencial é grande, os recursos estão em abundância, entretanto a falta de apoio político e de organização ainda são os maiores vilões desse segmento, além disso, temos o problema do lixo sazonal, os que se concentram nos grandes feriados e final de ano, que precisam ter os mesmos tratamentos, afirma Sr. Marcelo.

Durante a reunião realizada, foi sugerido pelo diretor Presidente do Fórum, Sr. Anderson Nascimento, que as lideranças dessas cooperativas participem de um processo de educação e nivelamento de conhecimentos e que esses sejam levados a todos os cooperados, além disso, foi sugerido que todas as cooperativas padronizem seus estatutos dentro dos propósitos do segmento das cooperativas ambientais, modelos esses, sendo trabalhados pelo Fórum.

As entidades parceiras do FNCA estão finalizando, de forma contributiva, algumas ações para o processo de nivelamento e troca de conhecimentos entre as cooperativas, sendo elas: A padronização Estatutária, com regras específicas e direcionadas para esse segmento e a praticidade tecnológica, através do sistema de Contabilidade e Gestão de Cooperativas – CONTCOOP, que irá gerenciar a produção dos associados e demais controles relacionados as cooperativas, assim como o adequado controle financeiro e contabilidade específica, conforme normas do Conselho Federal de Contabilidade. Esperamos implementar essas padronizações inicialmente em cerca de 20 cooperativas, afirma Anderson. 

O resultado desses trabalhos será levado como modelo de padronização e de gestão, para o adequado processo de Governança Corporativa entre as Cooperativas Ambientais, além disso, termos condições de pleitear melhores condições para os associados e adequado tratamento tributário para esse novo segmento, finaliza.

Fonte Interno: Fórum Nacional das Cooperativas Ambientas - FNCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário