quinta-feira, 7 de julho de 2011

E-lixo Preocupa e Desperta Atenção do FNCA

Ede (FNCA) , Ricardo (Coopermit) , Anderson (FNCA) , Marcelo (Cooperben)
Estiveram reunidos em 01/07/2011 (sexta-feira última), os representantes do Fórum Nacional das Cooperativas Ambientais – FNCA, sr. Anderson Nascimento- Diretor Presidente e Ede Maria – Diretora Vice-Presidente, junto com o representante da Coopermiti – Cooperativa de Reciclagem de Lixo Eletrônico, sr. Ricardo – Diretor, para discutirem ações e implementações a serem trabalhadas para o segmento do “e-lixo” (e-waste em inglês), pouco trabalhado no Brasil. Representa mais de 5% de todo lixo produzido pela humanidade e no Brasil esse percentual representa pouco mais de 1% (um por cento), o que representa cerca de 2,6kg/e-lixo por habitante.

De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, um computador está composto em média: 32% de metais ferrosos, 23% plástico, 18% metais não-ferrosos (cádmio, mercúrio, berílio, etc), 15% vidro e 12% placas eletrônicas (ouro, prata, platina, etc). São números preocupantes que precisam ser observados pelas lideranças políticas e um mercado a ser conquistado pelas cooperativas ambientais, afirma Anderson, Diretor Presidente do FNCA.

O intuito da aproximação do Fórum junto a Coopermiti, foi de proporcionar condições técnicas e de intercâmbio entre as cooperativas, através do processo de Intercooperação entre Cooperativas, princípio básico do cooperativismo, sob a ótica da educação continuada e desenvolvimento profissional, afirma a Diretora Ede Maria, do Fórum, haja vista, o diretor representante, sr. Ricardo, colocar o processo Educacional à Disposição do FNCA para que pudesse ser levado para as cooperativas que atuam nesse setor.

Alguns danos que podem prejudicar a saúde, provocado pelo e-lixo:

- mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, podem causar danos cerebrais e ao fígado.

- chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, consequentemente, à morte.

“Precisamos trocar experiências e criar bases sólidas de conhecimentos, levando oportunidades e preservação ao meio ambiente de forma equilibrada e sustentável, além de preservar a saúde dos profissionais das cooperativas ambientais”, afirma Anderson.

Fonte Interno: Fórum Nacional das Cooperativas Ambientas - FNCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário