quinta-feira, 14 de abril de 2011

FNCA esteve presente no evento sobre a Politica Nacional de Resíduos Sólidos em São Paulo


Foto: Clóvis Fabiano

A Sra Ede Maria Reis Ferrão, Vice Presidente do FNCA, esteve presente na manhã de quarta feira, (13/04), no evento Díálogos sobre a Politica Nacional de Resíduos Sólidos que ocorreu na Associação Paulista de Supermercados, no bairro da Lapa, São Paulo.
A finalidade desta reunião que congregou mais de 300 pessoas foi compreender e discutir a Lei 12.305/2010 que institui a PNRS.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo Senhor Paulo Nigro Presidente da Tetra Pak, que destacou o "Meio Ambiente" como sendo a quinta maior preocupação dos brasileiros, lembrou ainda que a PNRS é uma oportunidade para reunir tres pilares da sustentabilidade, sendo: o econômico pela geração de renda. o ambiental, pelo alívio dos aterros e o social, pela inclusão dos catadores.
Na sequência foi feita uma explanação pelo Sr. Silvano Costa, Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, sobre a Lei 12.305/2010, destacando três pontos importântes: Responsabilidade Compartilhada, Acordos Setoriais e Logística Reversa, ressaltou ainda que foi constituído um Comitê Interministerial orientador, o qual teve sua primeira reunião em 17/02, sendo as próximas reuniões previstas para 16/06 e 20/10, para deliberarem sobre as regulamentações e garantir que as metas e prazos contidos na Lei, se cumpram.
Atualmente cerca de 1 a 2% dos resíduos desviados dos aterros são encaminhados para a reciclagem, a expectativa é que até 2014 este percentual aumente para 30%.
Após a explanação da Lei, houve um debate com representantes dos setores ligados à cadeia dos resíduos, empresas, órgãos públicos e jornalistas. A mesa redonda foi composta por: Lisa Gunn - Consultora de Meio Ambiente do IDEC, André Vilhena - Diretor do CEMPRE, Paulo Pompilho - Diretor do Grupo Pão de Açucar, Fernando Von Zuben - Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, Roberto Laureano - Coordenador do MNCR, Samyra Crespo - Secretária de Articulação Inst. e Cidadania Ambiental, Maristela Crispin - Jornalista do Diário do Nordeste e Célia Rosemblum - Jornalista do Valor Econômico. O Senhor Dal Marcondes (Envolverde) serviu de Moderador e houve a participação do público com o envio de  perguntas por escrito.
Os principais assuntos debatidos foram: Linha de Financiamento para apoio aos negócios da Reciclagem, Defesa do Consumidor quanto a Logística Reversa e quanto a sua responsabilidade referente a Coleta Seletiva; O papel importante do Catador como parceiro na Logística Reversa, bem como a sua profissionalização e a diminuição dos catadores informais, instituindo a sua formalização através da adesão às Cooperativas, bem como a preocupação com a organização destas entidades.
O que ficou claro e o mais importante é que sem a participação da população não será possível aumentar o volume dos resíduos recicláveis, pois muitos desses materiais se perdem pelo contato com residuos orgânicos(úmidos), falta a conscientização e a orientação sobre a coleta seletiva. É preciso uma divulgação maciça sobre a Educação Ambiental, destacou Sr Roberto Laureano do MNCR.
Ao final do evento a Vice Presidente do FNCA, Ede Maria Reis Ferrão, cumprimentou Sr Roberto(MNCR) e Sra. Luciana(CEMPRE), apresentando a finalidade do Fórum Nacional das Cooperativas Ambientais, destacando a importância da Criação de segmento específico para esta atividade, fato que o FNCA já tomou providências, bem como a Capacitação dos Cooperados como Gestores da Cooperativa, implantação de métodos de Auto Gestão, Tecnologias de Informática  e contabilidade lembrando ainda da necessidade de normatização de legislação diferenciada tais como INSS, ISS entre outros. O Sr. Roberto e Sra Luciana ficaram de entrar em contato para agendamento de reuniões futuras para tratar essas questões.

Fonte: FNCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário