sábado, 2 de abril de 2011

FNCA visita a COOPERVIVABEM

Na última sexta feira, (01/04) a Coordenadora do Fórum Nacional das Cooperativas Ambientais, Sra. Ede Maria Reis Ferrão, visitou as instalações da Cooperativa de Produção dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis de São Paulo, COOPERVIVABEM.
Em reunião com a diretoria composta por Elma(presidente), Jucélia(secretária) e Tereza(tesoureira), Ede Maria apresentou o propósito do Fórum e pediu a colaboração da COOPERVIVABEM para prestarem informações sobre suas atividades, preenchendo um formulário de pesquisa.
A importância desta pesquisa é identificar as atividades desenvolvidas pelas Cooperativas Ambientais e em posse de tais informações devidamente documentadas, apresentar um projeto para os órgãos públicos mudem a legislação do INSS de modo a beneficiar os Cooperados e as Cooperativas deste segmento.
Segundo Ede Maria, por falta de previsão legal, estas Cooperativas estão sendo confundidas com as Cooperativas de Trabalho e Produção, tendo que se sujeitar as regras previdenciárias impostas as estes dois últimos, as quais não se aplicam ao segmento de Cooperativas Ambientais voltadas para a Reciclagem.

Nesta oportunidade, foram avaliadas as necessidades da COOPERVIVABEM, sendo relatadas pela Tesoureira e Ex-Presidente da Cooperativa Sra. Tereza, sobre as dificuldades para a medição dos serviços dos Cooperados. A Coordenadora sugeriu a implantação de sistemas integrados de informática para melhor gerenciar as atividades da Cooperativa e informou que é possível fazer o apontamento das produções dos cooperados instalando um ponto eletrônico junto à balança que pesa os materiais recicláveis e dessa forma alimentar o sistema diariamente acumulando informações para, ao final do mês, fazer o fechamento automático da Folha de Repasse aos Cooperados.

A Diretoria da Cooperativa se mostrou preocupada com a aposentadoria especial dos cooperados, uma vez que estes trabalham expostos a agentes nocivos, que podem trazer danos a saúde ou a integridade física dos mesmos.
A Coordenadora Sra Ede Maria, explicou que na legislação do INSS existem regras para as Cooperativas de Trabalho e de Produção e que há a necessidade da criação de regras para os Cooperados filiados as Cooperativas Ambientais, esta reinvindicação será estudada pelos técnicos do FNCA e incorporada ao projeto já em elaboração para ser apresentado ao INSS.  

Ede Maria informou que em data oportuna, outras pesquisas serão feitas junto aos cooperados para melhor avaliação das necessidades dos mesmos com o objetivo de auxiliá-los no aspecto Social e Educacional.


Fonte: Assessoria de Imprensa do FNCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário